Motivos para incluir a aveia na sua rotina

Considerado um superalimento, ingrediente foi tema de uma revisão feita na Unicamp e demonstrou benefícios para o intestino, confira! 

Em estudo publicado pelo Nutrients Journal, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), exploraram como comer aveia pode beneficiar o organismo. Para isso, realizaram 16 experimentos, feitos em diversos países, que examinam o impacto do consumo regular na microbiota e no intestino.

Os resultados foram claros: a aveia é excelente para a saúde intestinal. Ela inclusive é frequentemente classificada como um superalimento devido à sua composição única. Reúne fibras solúveis e insolúveis, compostos protetores para os sistemas digestivo e cardiovascular, além de vitaminas e minerais importantes. O ingrediente melhora o perfil das bactérias que vivem no intestino e colabora para a prevenção de câncer colorretal. 

A aveia reúne substâncias especiais como as avenantramidas, que são conhecidas por suas propriedades anti-inflamatórias  pela capacidade de proteger as células contra danos do envelhecimento, caso de mutações que predispõem ao câncer.  

Outro elemento de destaque do cereal é a betaglucana, um tipo de fibra solúvel que tem sido amplamente pesquisada. Quando fermentada, impacta a composição da microbiota, estimulando bactérias a produzir ácidos graxos de cadeia curta, bem-vindos a diversos processos que acontecem no corpo humano, como a imunidade e o controle do colesterol.  

O butirato, por exemplo, além de ser uma das principais fontes de energia para as células do intestino, também pode ajudar a suprimir a expansão de células tumorais. 

Em estudo analisado nesta revisão, entre animais alimentados com uma dieta rica em gorduras, a suplementação de aveia aumentou as concentrações de butirato no intestino, o que foi associado à melhora do metabolismo lipídico, redução do estresse oxidativo e atenuação de inflamações. 

Já em outra pesquisa, feita na China com 210 pessoas, o consumo ajudou a reduzir os níveis de colesterol total e ruim após ingestão de 80 gramas diárias durante um mês e meio. 

Microbiota: A microbiota intestinal é o conjunto de microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, que habita nosso sistema digestivo. São trilhões de criaturas, cujos perfis e espécies diferem imensamente de pessoa para pessoa e são influenciados por dieta, estilo de vida, uso de antibióticos, entre outros fatores. A microbiota influencia o apetite, o humor e o estado da saúde.


Fonte: Veja
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp