É comum a reação adversa a alimentos, mas elas normalmente estão relacionadas a uma Intolerância Alimentar, e não a alergias: cerca de 40% da população desenvolve intolerância, e apenas 2 a 8% sofre uma alergia. O que acontece é que, por causa de alguns sintomas semelhantes entre elas (como inchaço, urticária e rinite), é possível que haja uma generalização no diagnóstico.
Veja a diferença:
Intolerância Alimentar é a incapacidade de digerir um alimento por deficiência ou ausência de uma enzima, ou ainda por desequilíbrio da microbiota intestinal (população de bactérias existentes no intestino) necessária para o processo. Por isso, quanto mais se comer o que faz mal, mais presentes se farão os sintomas motivados pela intolerância.
Já a Alergia Alimentar é uma reação imediata do organismo ao agente agressor: ao reconhecer um elemento julgado como prejudicial, é iniciado um combate intensivo que independe da quantidade de substância “inimiga” ingerida – resultando em coceiras na pele, na garganta e nos olhos, em inchaço no rosto, entre outros sintomas.
0 Comments
Comments are closed.