A frutose gera riscos à saúde?
A frutose não representa um problema quando consumida naturalmente em alimentos como frutas e mel, por exemplo. Já o consumo excessivo de frutose derivada de produtos industrializados pode trazer riscos para a saúde.

A frutose é um tipo de carboidrato, um açúcar simples (monossacarídeo), produto final da digestão da sacarose (glicose + frutose) e deve ser convertida à glicose para ser utilizada como fonte energética. Seu poder de adoçar é 1,5 vezes maior do que a sacarose. Está presente em muitos alimentos industrializados na forma de “xarope de milho”, como em barra de cereais, cereais matinais, biscoitos, bolos, sucos de caixa e refrigerantes.

A maior parte do metabolismo da frutose ocorre no fígado (cerca 50 a 75%), sendo o restante metabolizado pelos adipócitos (células de gordura) e os rins. No fígado, sua maior parte é convertida para glicose. Segundo estudos, o alto consumo de frutose pela grande utilização de produtos industrializados ultraprocessados pode estar relacionado ao aparecimento de doenças como obesidade, diabetes tipo 2, resistência à insulina, hipertensão, dislipidemias, cardiopatias, elevação dos triglicerídeos e esteatose hepática.

É importante frisar que o risco não está ligado à frutose de frutas ou sucos, mas no consumo excessivo de produtos industrializados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que o consumo de açúcares não ultrapasse 10% do valor energético total (VET) da dieta.

Para a manutenção da saúde e do peso corporal é fundamental o maior consumo de alimentos in natura, minimamente processados e evitar alimentos ultraprocessados.

Fonte
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp