5 benefícios do atum

Não é novidade que incluir os peixes com regularidade nas refeições faz bem para a saúde.

O atum se destaca pelo sabor e versatilidade. O peixe de grande porte fornece grandes quantidades de proteína, gorduras boas, minerais importantes como ferro, potássio, fósforo e magnésio e as vitaminas B12 e A. Confira os seus 5 benefícios:

1. Contribui com a saúde cardíaca

Por conter ômega 3 e potássio, o consumo de atum melhora as respostas inflamatórias do organismo e reduz o acúmulo de gorduras no coração, além de diminuir o colesterol considerado “ruim”. Por isso, contribui com a redução do risco cardiovascular. Quando o indivíduo mantém uma dieta balanceada, o atum ajuda na prevenção de infartos e AVC, por exemplo.


2. Melhora a função cerebral
O ômega 3 também é benéfico para o cérebro e contribui com a memória. Esse componente protege o sistema nervoso central e afasta o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Sua ação antioxidante ajuda a controlar a atividade de radicais livres e favorece a proteção neurológica.


3. É fonte de proteína

O peixe é uma boa fonte de proteína: em um pedaço de 100 g de atum é possível obter aproximadamente 34 g do macronutriente. Por isso, o consumo regular ajuda na manutenção da massa muscular e na produção de hormônios e enzimas importantes para o corpo.


4. Faz bem para a visão

No atum fresco, a presença de vitamina A e do ômega 3 está associada à manutenção da visão e na redução da degeneração macular relacionada à idade. A condição atinge a parte central da retina (mácula) —responsável pela formação da imagem— e, em casos mais graves, provoca a cegueira.


5. Ajuda na saciedade
O atum contribui com a manutenção do peso ao deixar a pessoa mais saciada. Com isso, o indivíduo consome menos alimentos, reduz a quantidade de calorias ingeridas e perde peso.



Riscos e contraindicações


De forma geral, o atum não oferece riscos para a saúde. A recomendação dos especialistas é sempre checar a procedência do atum in natura, pelo risco de contaminação com mercúrio, que é um metal nocivo à saúde. No entanto, consumir moderadamente diminui essa possibilidade. Pessoas com hipertensão devem se atentar para o consumo do atum em lata, que costuma ter mais sódio. Nesses casos, pode aumentar a pressão arterial.




Fonte: uol.com.br

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp