5 alimentos refrescantes para enfrentar o calorão do verão

Ainda nem entramos na estação mais quente do ano, e já estamos sentindo aquele calorão. E, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a sensação de verão fora de época vai continuar.

Listamos 5 alguns alimentos podem ajudar a passar por esse período tão quente com mais frescor, confira!


1) Abacaxi

Além de ter alto teor de água, o abacaxi é um complemento ideal para finalizar uma refeição mais pesada, principalmente em dias tão quentes. Isso porque ele é rico em bromelina, uma enzima que ajuda a digestão. O abacaxi ainda contribui para o ótimo funcionamento do intestino pois também possui fibras, ou seja, é um ótimo alimento para tirar aquela sensação de estufamento que gera ainda mais desconforto no calor. A fruta ainda fornece minerais como cálcio, magnésio, uma boa dose de vitamina C e bastante potássio.

Como consumir: O ideal é comer abacaxi bem maduro e in natura. Sirva pura depois de um tempo na geladeira, ou consuma como suco.


2) Limão

Uma fruta multiuso, o limão pode ser tempero da salada ou um suco refrescante. Ele fornece muitos minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e bastante potássio, ótimo para quem tem hipertensão. Além de ser rico em vitamina C.
Também possui propriedades que o tornam anticancerígeno e antibacteriano. Os compostos fenólicos e antioxidantes naturais presentes nele são aliados da prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Como consumir: Apenas espremer o sumo de um limão fresco num copo de água bem gelada já ajuda a aplacar a sede e o calor.


3) Hortelã

A hortelã é uma das mais versáteis e refrescantes ervas que existem. Ela oferece vitaminas como A e C, minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio e ainda é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes, ajudando a manter o organismo saudável.


Bastante perfumada, também é ótima no combate à má digestão e à cólicas (intestinais ou menstruais), náuseas e incômodos causados por gases.

Como consumir: Você pode usar a hortelã de diversas formas para ajudar a aplacar o calor como na finalização de pratos salgados e sobremesas e até em sucos e molhos. Também é possível colocar ramos inteiros para saborizar a água com pedaços de frutas.


4) Pepino

O pepino é rico em potássio e magnésio, o que faz dele um ótimo aliado para quem pratica atividade física, ajudando a evitar as câimbras.


Sua casca ainda concentra uma grande quantidade de fibras, que ajudam na eliminação dos resíduos do organismo, além de contribuir com a sensação de saciedade.

Como consumir: O pepino é o rei das saladas refrescantes, mas também pode ser usado como ingrediente de sucos e para deixar sua água mais saborosa.


5) Tomate

O tomate é excelente para consumo no calor. A fruta é fonte de fibras, vitaminas e minerais, é uma fonte de licopeno, um composto bioativo que possui substâncias antioxidantes que inibem os radicais livres, com ação anticancerígena, e de potássio, ajudando a combater a hipertensão e o inchaço.

Como consumir: Para aplacar o calor, use o tomate fresco em saladas e acompanhamentos e potencialize seus benefícios adicionando azeite de oliva extravirgem e também ervas frescas, como manjericão, orégano e hortelã.



Além dos alimentos já citados, confira mais sete alimentos ricos em água e que ajudam a manter a hidratação durante esse período de onda de calor:


Alface: 96% de água

Melancia: 95% de água

Abobrinha: 94% de água

Morango: 92% de água

Laranja: 90% de água

Melão: 90% de água

Pêssego: 89% de água


Fonte: www.uol.com.br/vivabem

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp