Originário da América Central, é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo, tanto na alimentação humana quanto animal. A variedade do grão pode ser classificada em cinco tipos, de acordo com a composição e o formato: dentado, farináceo, doce, pipoca e duro.
Em geral, o grão mais conhecido é o amarelo. Mas existem milhos pipoca de outras cores (brancos, azuis, vermelhos e até coloridos). Mas não importa a cor, a pipoca estourada será sempre branca.
Alimento altamente energético, rico em nutrientes como carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, especialmente vitamina A (carotenoides), que quando ingerida possui importante função antioxidante
A principal característica do milho de pipoca é ser rico em fibras e quando feito sem óleos é um alimento de baixa caloria. Em comparação ao milho tradicional, o milho da pipoca é mais rico em fibras, sendo um grande aliado para o bom funcionamento intestinal. E ainda contém minerais, como fósforo, magnésio e zinco. Já o milho verde contém mais vitaminas, especialmente ácido fólico, niacina e vitamina B6.
Ou seja, ambos são opções deliciosas e nutritivas, cada uma dentro das suas características, mas sem exageros.
Conheça outros tipos de milho cultivados no Brasil:
Milho comum: utilizado como grãos commodities para exportação e para uso interno na produção de ração anima, na extração de óleos comestíveis, produção de etanol e consumo humano em geral, além de ser usado também nos diversos ramos industriais, especialmente o da química.
Milho doce: utilizado pelas indústrias alimentícias e para consumo “in natura” somente na forma verde, cozido. Difere dos demais pela quantidade de açúcar no grão, que vai de 9% a 14%, e de amido, variando de 30% a 35%.
Milho branco: utilizado para canjica, é obtido retirando-se o gérmen, que é usado na extração do óleo, e a película externa do milho. Após isso, os grãos são polidos, para retirar o pó, lavados, secados e embalados.
Minimilho: inflorescência feminina do milho (comum, pipoca ou doce) colhida na forma jovem, normalmente consumido em conservas. É colhido em aproximadamente 60 dias após o plantio, sendo por isso considerado uma hortaliça.
0 Comments
Comments are closed.