
Um estudo feito por pesquisadores do Medical College of Wisconsin, nos Estados Unidos, aponta que 2 adoçantes artificiais usados em refrigerantes diet e outros produtos podem afetar a capacidade de desintoxicação do fígado.
Segundo o artigo, apresentado em 2022 para a Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, estes açúcares, a sucralose e o acessulfame-K, também prejudicam a absorção de medicamentos para pressão arterial, antibióticos e antidepressivos.
As substâncias citadas foram estudadas em laboratório quanto à sua ação nas células do fígado, e ficou provado que elas prejudicam o trabalho da glicoproteína-P (PGP), responsável por varrer o corpo de toxinas e metabolizar medicamentos.
“Ah, então devo parar de tomar refrigerante diet?”
Preferencialmente sim, mas não precisa ser tão radical.
Você pode consumir, contanto que na dose certa e levando em conta todo o seu contexto.
Se toda a sua alimentação, em geral, é balanceada, não será um refri de vez em quando que destruirá o seu corpo. Mas se os exageros não são a exceção, vale a pena repensar o consumo de refrigerantes, diets ou normais.
Fique atento a estas substâncias, preste atenção nos rótulos dos produtos e procure optar por sucos naturais ou água em vez de refrigerantes e bebidas adoçadas artificialmente no dia a dia.
Fonte: Nutricionista Edson Maciel
0 Comments
Comments are closed.