
Depois da guerra ao glúten e a lactose, um novo grupo de alimentos também podem estar sendo seus inimigos.
FODMAP (fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols) que são os carboidratos de difícil digestão para algumas pessoas.
OS FODMAPS NA DIETA SÃO:
- Frutose (frutas, mel, xarope de milho de alta frutose);
- Lactose (laticínios);
- Frutanos (trigo, alho, cebola, inulina, etc.);
- Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja, etc.);
- Polióis (adoçantes contendo isomaltol, manitol, sorbitol, xilitol e frutas de caroço, como abacate, damascos, cerejas, nectarinas, pêssegos e ameixas).
- Chocolates, recheios e glacês, frutas em conserva, bebidas e iogurte.
Quando o intestino delgado é incapaz de absorver esses carboidratos, eles são transportados para o intestino grosso onde são fermentados pela microbiota local. Durante a fermentação, hidrogênio, dióxido de carbono, ácidos graxos de cadeia curta, e outros gases são produzidos, que se acredita serem capazes de levar aos sintomas de inchaço.
Essa má absorção também exerce um efeito osmótico causando um aumento da reabsorção de água a partir da mucosa intestinal para o lúmen.
Este aumento da água acelera a motilidade do intestino, podendo causar diarreia.
A dieta LOW FODMAPS é recomendada para quem tem doenças inflamatórias intestinais , como :SII, Doença celíaca, intolerantes a glúten e leite/lactose, disbiose, Chron. diverticulite,ou quem tem sintomas de dor abdominal, distensão, inchaço e constipação/diarreia.
Consulte um nutricionista !
Fonte : Roseli Rossi – Nutricionista
0 Comments
Comments are closed.