A sensibilidade alimentar é um processo inflamatório caracterizada por ausência ou deficiência de enzimas digestivas, alteração do pH estomacal, desestabilização da microbiota intestinal, inflamação e aumento da permeabilidade da mucosa intestinal, o que dificulta o processo digestivo de alguns alimentos.
Hoje em dia existem alguns testes para identificar a sensibilidade alimentar..
Confira:
Teste sanguíneo
A sensibilidade alimentar é examinada no sangue tirado do paciente, que exibe vários tipos de alimentos e componentes. Após é avaliado o grau de ligação do anticorpo da imunoglobulina G (IgG) a cada um dos alimentos.
Os resultados são especificados de acordo com a variação dessa imunoglobulina. É possível identificar até quais alimentos de uma determinada categoria reagem ao teste, como laticínios e derivados de castanhas.
Teste da dieta de eliminação
O nutricionista sugere que o paciente que deixe de ingerir alguns alimentos específicos por um tempo e, durante um teste cego, esses itens sejam consumidos novamente sob análise do médico.
Os efeitos de sensibilidade e reação são registrados, em especial para quem possui doença celíaca.
Teste citotóxico
Baseado nas células do corpo, o princípio deste teste é feito por meio da retirada de uma amostra de sangue do paciente. Porém, ao invés de reagir com os anticorpos imunes do corpo, como no teste sanguíneo, ele foca nos glóbulos brancos, que podem encolher e mudar do estado sólido para líquido durante a análise laboratorial. Ele é menos utilizado do que os outros dois para a detecção da intolerância.Confira nossos testes de sensibilidade alimentar!
Fonte
0 Comments
Comments are closed.