Frutas cítricas são geralmente conhecidas por seu alto teor de vitamina C e carotenoides, mas também são importante fonte de antioxidantes e têm capacidade anti-inflamatória.
Em um ensaio clínico preliminar, pesquisadores brasileiros mediram os efeitos do consumo diário de 300ml de suco de laranja pasteurizado, por dois meses, sobre a composição da microbiota intestinal em 10 mulheres jovens saudáveis. Amostras de sangue e fezes foram coletadas no início e ao final da intervenção.
Observou-se que o consumo diário de suco de laranja promoveu melhora significativa nos níveis de glicose, insulina, e variáveis lipídicas. A microbiota intestinal apresentou maior abundância de alguns microrganismos, especialmente espécies anaeróbicas, além de Lactobacilos e Bifidobactérias benéficos para a saúde. Metabólitos como amônia, prejudicial ao intestino estiveram reduzidos, enquanto a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), indicativa de uma microbiota saudável, aumentou.
Os autores sugerem que o consumo regular de suco de laranja poderia, assim, agir como probiótico, promovendo o crescimento ou a atividade de bactérias intestinais que são benéficas para a saúde.
Lima ACD, Cecatti C, Fidélix MP et al. Effect of Daily Consumption of Orange Juice on the Levels of Blood Glucose, Lipids, and Gut Microbiota Metabolites: Controlled Clinical Trials. J Med Food 00 (0) 2019, 1–9
Fonte
0 Comments
Comments are closed.